Método Mentossori revolucionando a educação infantil

Por Renata Cândido
Jardim Encantado – Lar Montessoriano

Método Montessori é a perspectiva educacional desenvolvida por Maria Montessori e seus colaboradores a partir da observação do comportamento de crianças em ambientes estruturados e não estruturados. Por se tratar de um método pedagógico científico, garante um suporte especialmente eficaz às reais necessidades de cada idade. Estudos científicos com alto grau de confiabilidade confirmam o desenvolvimento das crianças, incluindo aspectos cognitivos, sociais, emocionais, de conteúdo e de desenvolvimento cerebral

História

Maria Montessori (1870-1952) foi uma psiquiatra italiana e uma das primeiras mulheres a se formarem em Medicina na Itália. No final do séc. XIX, as condições de vida e tratamento de crianças com deficiência internadas em instituições psiquiátricas eram terríveis, e Montessori, em parceria com professores da Universidade de Roma, trabalharam para transformar essas condições, e oferecer às crianças chances de um desenvolvimento mais completo e uma vida melhor.

Em 1907 Maria Montessori fundou uma escola na periferia de Roma, onde então, teve a oportunidade de aplicar os princípios propostos e experimentar livremente novos métodos pedagógicos. A Casa das Crianças, como foi chamada, deu a Montessori a chance de observar o comportamento de crianças com desenvolvimento típico, em liberdade, num ambiente que era reestruturado a cada nova demonstração de necessidades do desenvolvimento.

 

Lá, os filhos de famílias que trabalhavam até dezoito horas por dia e eram quase todas analfabetas, alfabetizaram-se muito melhor e mais rápido do que se esperava. Além disso, tornaram-se crianças tranquilas, admiravelmente educadas, gentis e generosas, concentradas, independentes e disciplinadas. Assim, nasceu a Pedagogia Científica. Uma abordagem educacional orgânica e que se transforma a partir das observações do orientador, enquanto as crianças vivem com liberdade para fazer tudo o que as conduza a um desenvolvimento natural.

Mente Absorvente

No primeiro plano do desenvolvimento que ocorre entre 0 a 6 anos as crianças têm dois grandes objetivos: aprender como o mundo funciona e desenvolver independência física em relação ao adulto.

Compreender imagens, linguagens, regras, culturas, leis físicas, químicas e biológicas, isso tudo não é fácil, mas a criança conta com uma enorme capacidade do cérebro infantil em se transformar a cada nova informação.

Montessori explicava que durante os primeiros anos a criança absorve os estímulos e dessa forma constrói o ser. Para este mecanismo   descreveu como “Mente Absorvente”.

Meio século depois a neurociência veio a comprovar o que Montessori dizia. No livro “O Cérebro que Se Transforma”, Norman Doidge explica: “O que é extraordinário durante o período crítico do córtex é que ele é tão plástico que sua estrutura pode ser alterada pela exposição a novos estímulos” e “mapas cerebrais podem ser alterados pela simples exposição ao mundo externo”.

Períodos Sensíveis

Para que este primeiro ciclo aconteça de forma natural, a criança é guiada por períodos.  Há períodos sensíveis para o movimento, a linguagem, os sentidos, a escrita, a matemática… E se a criança tiver liberdade para perseguir seus interesses durante os períodos sensíveis, se desenvolverá com mais facilidade, fluidez, aparentemente sem esforço e os resultados serão muito superiores ao que seriam se essa necessidade inata fosse ignorada ou suprimida.

Em um lar montessoriano, antes de decidirmos fazer qualquer coisa importante (desde apresentar um material novo, até interrompermos o que parece ser uma má ação da criança), nós paramos e observamos, para tentar compreender quais as necessidades reais da criança e qual a melhor abordagem a adotar.

No Jardim Encantado seguimos princípios do Método Montessori, respeitando o espaço de que a criança necessita para se desenvolver em essência. 

Nós confiamos na criança e sabemos que se a sua liberdade biológica for respeitada no contexto adequado, ela pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre.

Outra questão que norteia os princípios do nosso espaço é a “Educação Cósmica “, onde a todo momento a criança é instigada a olhar ao seu redor, a tudo e a todos que dividem o mesmo espaço e despertar a consciência de que não estamos sós, desenvolvendo assim, senso de gratidão e união. É isso que faz de Montessori uma metodologia pedagógica que dá às crianças a chance de atingirem um excelente desempenho acadêmico e, ao mesmo tempo, usufruírem de um grande prazer de viver, inclusive durante tarefas acadêmicas desafiadoras.

Jardim Encantado – Lar Montessoriano
Rua Capitão José Verdi 3520 – Alto Rio Preto – Atrás da Unorp

Renata Cândido
17 33058900  /  17 981217607

 

 

Veja Também

Reitor do Instituto Federal de São Paulo e Diretor do Câmpus São José do Rio Preto visitam prefeito Edinho Cursos de capacitação profissional devem começar ainda neste semestre

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo recepcionou na  sexta-feira (23/4) o reitor do Instituto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *