Prefeitura já revitalizou quase 200 praças em Rio Preto

Piso reformulado, postes antivandalismo, iluminação à base de lâmpadas LED, bancos de cimento com produção reciclável da usina municipal de artefatos, plantas ornamentais compondo o paisagismo, árvores preservadas. Assim é a praça José Carlos Freitas Casseb, entregue pela Prefeitura neste sábado, 25, em Rio Preto.

Localizada na confluência das ruas José dos Santos Amaral Salles, Moisés Miguel Haddad e Major João Batista França, no Jardim Roseana, região da Boa Vista, a praça está entre os quase 200 espaços públicos recuperados de forma econômica e criativa.

Ao discursar na inauguração, o prefeito Edinho Araújo lembrou que a praça revitalizada é a de número 192 a receber melhorias nos últimos anos – seja com recursos próprios ou por meio de parcerias. Na sexta-feira, 24/6, a Prefeitura já havia inaugurado outra praça, no bairro SetSul. São espaços resgatados e transformados em pontos de convivência para os moradores.

A praça José Carlos Freitas Casseb foi totalmente revitalizada pelo departamento de Praças e Jardins da Secretaria de Serviços Gerais da Prefeitura. Toda a parte elétrica foi modificada. Foram instaladas duas lixeiras e quatro bancos de cimento fabricados na Usina de Artefatos, da própria secretaria. Foram construídas novas calçadas e criado um centro de convivência com piso estampado.

“Estamos sempre procurando cravar na história a memória de pessoas que passaram e deram importante contribuição para o desenvolvimento da cidade. José Carlos, engenheiro agrônomo, presidente da Sociedade dos Engenheiros, comerciante, esportista, foi um homem de muitos amigos, que só fez o bem durante toda a sua vida”, disse o prefeito.

Esposa de Casseb, dona Maria Regina se emocionou ao agradecer a Prefeitura pela homenagem. “Olho para todos os cantos desta praça e vejo amigos, a turma do futebol, a turma da Barraca Alemã, os amigos de Magda. Sei que ele (José Carlos) sempre foi muito amado por todos, e só tenho agradecimento por tudo”.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone lembrou que ao prestar a homenagem o prefeito Edinho Araújo, vivendo o presente, “tem um pé na história e outro no futuro”. “Homenagear pessoas de destaque denominando espaços como a praça inaugurada é uma forma de tecer a história e valorizar a cidade, que é extensão das nossas famílias”.

Compareceram ainda à homenagem os filhos Cristina, Renato e Silvia, acompanhados de netos, além de João Casseb e Amélia, irmãos de José Carlos. No palco ao lado da primeira-dama Maria Elza Araújo, de secretários, vereadores, parentes e amigos do homenageado, Edinho Araújo entregou uma réplica da placa instalada no local, com inscrições relativas ao perfil de José Carlos.

Estiveram presentes também os secretários municipais Amaury Hernandes (Trânsito), Fabiana Zanchetta (Educação), Mário Soler (Comunicação) e Nicanor Batista Jr. (superintendente do Semae), além dos vereadores Bruno Marinho, Jean Charles Serbeto, Odélio Chaves e Renato Pupo.

Sobre o homenageado

José Carlos Freitas Casseb nasceu na cidade de Monte Aprazível, em 7 de dezembro de 1947, filho de José Abbas Casseb e Amélia Freitas Casseb, e passou grande parte da infância em Magda.

Frequentou a Escola Estadual Tonico Barão de General Salgado. Mudou-se com a família para Rio Preto, onde cursou a Escola Ezequiel Ramos e concluiu o Ensino Médio no Instituto de Educação Monsenhor Gonçalves. Posteriormente mudou-se para Piracicaba , onde cursou a Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo, tendo concluído o curso em 1972.

Trabalhou como engenheiro agrônomo na Carteira Agrícola do extinto Banco Comind, na Capital. Em 1973, atendendo a uma solicitação familiar, fixou residência em Rio Preto, tomando-se diretor financeiro da empresa Ventiladores Primavera até 2011 quando se aposentou.

Casado desde 1974 com Maria Regina Gomyde Casseb, teve os filhos Cristina Gomyde Casseb, Renato Gomyde Casseb e Silvia Gomyde Casseb. José Carlos faleceu em 19 de julho de 2019, aos 71 anos de idade.

Veja Também

PT vai ao TSE contra impulsionamento de vídeos do PL antes da convenção de Bolsonaro

Em representação apresentada ao TSE, os advogados do Partido dos Trabalhadores (PT) dizem que o Partido Liberal (PL) fez uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.