Aulas de robótica despertam atenção de alunos da rede municipal

Em parceria com Instituto Federal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) retomou em abril o curso de robótica para os alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Roberto Jorge e Luiz Jacob. O curso está em sintonia com a competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê o uso da tecnologia como ferramenta de desenvolvimento pedagógico.

“O curso de robótica teve início em 2022 e traz a possibilidade de aprender conteúdos relacionados à robótica, raciocínio lógico, gamificação, programação, enfim, uma forma de colocar os nossos alunos em contato com a cultura digital”, afirma Karina Perez Guimaraes, assistente de programas e de projetos da secretaria.

Karina explica que “o curso funciona uma vez por semana e acontece nos laboratórios de informática do Instituto Federal. As aulas começaram agora em abril, são duas horas semanais que vão até o final do ano, até o mês de novembro”.

Segundo a professora do Instituto Federal, coordenadora do projeto e doutora em Ciências na área Física Computacional, Luciane Cavalcanti Rodrigues, participam das aulas cerca de 60 alunos da rede municipal de ensino. “Ensinamos games, raciocínio lógico, robótica e aplicações AIot – aplicações que usam algoritmos para analisar grandes quantidades de dados de sensores conectados na nuvem”, afirma.

Luciane acrescenta: “Começamos com raciocínio lógico, tudo sobre o computador, e-mail, internet, contas, arquivos, toda essa noção básica de manipulação da máquina em si, depois de forma mais lúdica desenvolvemos jogos, uma espécie de introdução para a linguagem de programação, que está num nível mais acima”.

O professor da rede, William Martins Lourenço, que acompanha os alunos, diz que o transporte é feito pela secretaria. “O deslocamento dos alunos é feito pela Educação, que disponibiliza um ônibus para gente que chega na escola com um motorista e mais um ajudante, porque temos um aluno cadeirante. O ônibus é especial, tem elevador, e pega a gente na escola e leva até o Instituto Federal, depois no final traz de volta”.

O aluno Guilherme de Souza da Rocha, de 14 anos, está feliz com a volta às aulas. “Eu acho essa parceria muito boa porque robótica é o futuro, comecei a aprender linguagem de programação aqui e gosto muito”.

O mesmo pensamento tem a estudante Sara Campos dos Santos, 14. “Eu faço o curso desde o ano passado e acho incrível, hoje a robótica é um dos fundamentos mais importantes para o nosso dia a dia. Então, qualquer coisa hoje é tecnologia. Eu aprendi programar um jogo, montar carrinhos”.

A colega Ana Clara dos Santos Cavalcanti, 14, também compartilha do mesmo interesse e fala da importância do curso. “Eu gosto bastante dessas aulas até porque é uma das coisas que vai ajudar em qualquer área que você for fazer no futuro. Quando eu vim para cá eu nem sabia mexer com computador”.

Alunos como Ricardo Zanquini Filho e Madison Prado Conceição, ambos de 14 anos de idade, também elogiam a iniciativa e dizem: “ficamos mais ágeis no uso do computador e poder programar robôs é um grande barato”.

Texto e Foto: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação

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