Prefeitura inaugura terminal descentralizado no Jardim das Oliveiras

A Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Obras e de Trânsito, Transportes e Segurança, inaugurou nesta terça-feira, 12, o Terminal descentralizado Clemente Pezarini, que fica na rua Manoel Moreno, no Jardim das Oliveiras – ao lado da UPA Norte, próximo à avenida Mirassolândia.

Esse será o principal terminal descentralizado da Região Norte e vai receber inicialmente 10 mil passageiros por dia, com potencial para chegar a 20 mil, após a criação das linhas coletoras e radiais do novo sistema perimetral.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de vereadores, secretários municipais e dois filhos do homenageado (Carlos César Pezarini e Clemente Pezarini Junior), além da nora Marisa Costantini Cortez. “Essa obra representa uma das intervenções mais importantes na descentralização do sistema de transporte. É uma homenagem digna do legado deixado por Clemente Pezarini”, comentou o prefeito Edinho Araújo.

Inicialmente, o terminal atenderá 10 das 80 linhas do transporte coletivo urbano, mas esse número deve aumentar após a mudança dos itinerários. O estudo para a criação do novo sistema para as linhas de ônibus foi concluído e está em fase de programação.

O terminal será apoiado pelos outros dois terminais da região norte (Cidade Norte e Vetorazzo). Inicialmente, terá acesso aberto aos usuários, mas com a implantação do novo sistema, contará com catracas e bilheteria para organização e controle do fluxo de passageiros. Assim, os passageiros poderão fazer a integração no local – embarcar no segundo ônibus sem descontar um novo crédito do cartão.

O homenageado
Clemente Pezarini nasceu em Pirajá, distrito de Neves Paulista, em 25 de fevereiro de 1931. Trabalhou no campo desde os sete anos e foi para a escola primária com dez. Aos vinte e três anos, mudou-se para Rio Preto e começou a trabalhar como balconista em uma farmácia.

Cesarini foi casado com Soledad Parra, com quem teve três filhos: João Alberto, Clemente Pezarini Junior e Carlos César. Formou-se em Direito pela Fadir, atual Unirp.

Além de advogado, assumiu cargos de vereador, secretário municipal de Negócios Jurídicos, presidência da OAB e vice-provedor da Santa Casa de Rio Preto. Faleceu em 24 de dezembro de 2018, aos 87 anos.

Texto: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação
Imagens: Ivan Feitosa/Pref. de Rio Preto

Veja Também

Produção Industrial Brasileira Registra Queda em Julho de 2023

Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 5 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!