Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e comemoramos este dia conscientizando as pessoas com informações sobre o espectro, neste mês é realizado mais enfaticamente projetos de conscientização que permeiam ao longo dele, vale enfatizar a importância de levar a informação com embasamento cientifico e tratar sobre os direitos das pessoas com autismo, pois é preciso entender para incluir e ajudar.
Na Clínica Singular Gisele Albuquerque será realizado um dia especial com as crianças que estão dentro do Espectro do Autismo e suas famílias, a Clínica estará trazendo o Projeto Autsm Without MAsk – Autismo Sem Máscaras em uma oficina de artes onde os Curadores são Grazi Gadia e Marcio Amaral a Embaixadora Suzana Gullo Mion.


O QUE É O PROJETO AUTISM WITHOUT MASK:

Autism Without Mask é mais que uma mostra fotográfica, o Autismo Sem Máscara é um acervo de retratos que resultam de encontros que chamamos de oficinas realizadas com mães de pessoas com autismo que tiveram seus rostos pintados por seus filhos e/ou filhas como se fosse uma tela. O projeto iniciou com uma mostra em 2021, em Miami – Florida, no Sagrado Café, durante o período da ArtBasel. Já estamos na 5º edição.
A ideia foi inspirada no nome do projeto EYECONTACT com o objetivo de promover o contato visual entre mães e filhos por meio da arte. Porém, o resultado foi maior do que o objetivo inicial. Estes momentos de conexão entre mães, filhos, fotografo, e terapeutas através da arte, se tornaram lúdicos, alegres e permeados de muita emoção.
Por isso, chamamos o Autism Without Mask de projeto. Nossa missão é disseminar cada vez mais que a arte transforma vidas porque ela é naturalmente inclusiva e tirar as máscaras do autismo.
Vamos entender um pouco sobre a história do autismo, desta maneira podemos então conscientizar ainda mais, desmitificando as falas errôneas de “autismo é modinha”.

                                                           
História do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Ouvimos muitas vezes falas errôneas que autismo é “modinha”, “todo mundo é autista agora” é “isso é doença nova”, logo se faz necessário enfatizar que os estudos estão ocorrendo há décadas e a seguir contarei um pouco sobre a história.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, comportamentos repetitivos e restritos que afetam a interação social e a aprendizagem.
A palavra “autismo” foi enunciada pela primeira vez em 1911 pelo psiquiatra Eugen Bleuler, que usou o termo para descrever um conjunto específico de sintomas que eram considerados sintomas de esquizofrenia com um retraimento social extremo.
Em 1943, o psiquiatra pediatra Dr. Leo Kanner caracterizou o autismo como um transtorno social e emocional e em 1944 Hans Asperger publicou seu “Artigo sobre psicopatologia do autismo”, onde descreveu o autismo como um transtorno da inteligência normal em crianças com dificuldades nas habilidades sociais e de comunicação.
Esses artigos foram importantes para os estudos que ajudaram a classificar o autismo como um transtorno distinto da esquizofrenia, em 1980.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril) foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2007, para incentivar ações de conscientização sobre o espectro e apoiar a pesquisa que visa melhorar o Bem-Estar e a inclusão.
A noção de autismo como um espectro foi desenvolvida em 2013 pela American Psychiatric Association na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que combinou as subcategorias de autismo e condições relacionadas em uma categoria unificada.

Como participar do Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Compartilhe informações online, na vizinhança, escola, trabalho em todos contextos que você convive. Mesmo hoje em dia, com tanto acesso à informação, ainda existem muitas pessoas que não conhecem o autismo e suas características. Torne-se um defensor da causa educando as massas.

Razões para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A prevalência
Em 2023, aproximadamente 1 em 36 crianças foram diagnosticadas com o espectro do autismo de acordo com CDC.
O diagnóstico precoce
O autismo pode ser diagnosticado desde a primeiríssima infância, ou seja, desde os primeiros meses de vida em alguns casos. A intervenção precoce é fundamental para propiciar o bem-estar das pessoas com autismo, melhorando o prognóstico e qualidade de vida.
Condições associadas
Crianças com autismo têm maior probabilidade de sofrer outros distúrbios, como gastrointestinais ou do sono dentre várias outras condições e comorbidades, como outros transtornos do neurodesenvolvimento. Leve a informação e seja consciente, afinal, de que vale passar por esta vida sem fazer diferença na vida do outro?

Gisele Albuquerque

Psicopedagoga Analista do Comportamento

Veja Também

Cresce o número de adolescentes com colesterol alto

Instituto Lado a Lado pela Vida alerta para os riscos, que podem levar jovens a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!