Tendências que remetem sustentabilidade e afetividade em 2021

Arquitetura para aplicar

Por Kedson Barbero

As tendências de arquitetura 2021 estão marcadas por questões contemporâneas, como atitudes mais conscientes, retomada da afetividade nos lares e uso intenso da tecnologia. De um lado, conceitos como sustentabilidade e vegetação interna continuam se fortalecendo. De outro, a automação residencial e, ao mesmo tempo, a busca por mais simplicidade, revelam que novos comportamentos na sociedade trazem outras perspectivas para o universo da arquitetura e decoração.

Se você busca um novo projeto ou simplesmente quer dar uma repaginada na sua casa, confira as principais tendências para 2021!

 

 

Casa verde

Talvez possamos dizer que levar o verde para dentro de casa já não é mais uma tendência, mas sim uma prática consolidada. Além da ideia ir ao encontro da sustentabilidade, a presença da natureza tem se tornado uma demanda cada vez mais forte na vida das pessoas.

Assim, para contrabalancear o cinza das cidades e o excesso de concreto, em 2021 a arquitetura e a decoração devem apostar mais em:

  •     Paisagismo;
  •     Jardins
  •     Plantas ornamentais;

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito que já vem crescendo há alguns anos na área da construção e da arquitetura. Em 2021, isso deve se consolidar ainda mais, visto que o cuidado com o meio ambiente se torna cada vez mais urgente. A prática sustentável começa já na construção, que busca formas de reduzir impactos ambientais e a geração de resíduos. Ela passa também pela arquitetura e decoração, por meio da escolha de estilos, materiais e conceitos alinhados a essa tendência. E, por fim, chega no dia a dia do morador, que tende a adotar cada vez mais atitudes sustentáveis em sua vida.

 

Minimalismo

A decoração minimalista não tem apenas a ver com a composição estética do estilo e com um visual clean. Ela também está ligada à noção de consumo consciente. Por isso, o design minimalista harmoniza muito bem com a sustentabilidade.  A grande tendência de arquitetura e decoração em 2021 é utilizar menos produtos, adotando um projeto mais funcional e um décor menos carregado. A ideia é desapegar-se do que não é importante em nossa vida e dar preferência a projetos que valorizem a funcionalidade e o conforto. Sobretudo, com a pandemia do novo coronavírus, que nos levou à experiência de distanciamento social, as pessoas começaram a se preocupar mais com a organização dos espaços e com as questões de sustentabilidade dentro de casa. Assim, o minimalismo revela novas prioridades na arquitetura e decoração para os próximos anos.

 

Afetividade

É fato que a tecnologia pode ser uma grande aliada em nossas vidas. Mas ela também pode acabar deixando as casas com a sensação de frieza, distanciamento e falta de pertencimento. Por isso, a tendência é unir o ambiente tecnológico com elementos de afetividade. Isso pode ser feito com itens que remetam às raízes dos moradores e que mostrem uma história por trás de um simples design. Com esse conceito, uma tendência de arquitetura e decoração que vem crescendo é o uso de objetos artesanais e a valorização da arte popular, que trazem aos ambientes não só originalidade e beleza, mas também afeto.

Leia mais sobre arquitetura biofílica

 

 

Veja Também

8 principais sintomas de gordura no fígado

Nos estágios iniciais de gordura no fígado, condição chamada de esteatose hepática, normalmente não são percebidos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.