Psicóloga dá dicas para os pais no retorno às aulas dos filhos

2021 chegou, mas a pandemia do coronavírus segue com um grande impacto na sociedade como um todo. Por outro lado, algumas rotinas estão voltando e entre elas, a volta às aulas escolares. Pensando nisso, a psicóloga infantil Isa Vaal separou três dicas para ajudar os pais orientarem seus filhos nos desafios deste retorno, já que será diferente de tudo que já viveram até então. Confira!

1º Muita conversa e informação

Converse calmamente com seu filho de maneira clara e precisa sobre a importância de voltar à rotina escolar e principalmente da necessidade de cumprir as medidas protetivas de higienização para evitar a contaminação.  Reforce a necessidade de lavar as mãos, usar máscara, álcool em gel e evitar abraços e beijos nos amigos no momento. Repasse diariamente com seu filho este passo a passo e explique o que pode acontecer, caso ele não tome cuidado.

 

2º Seja flexível

É importante entender que crianças e adolescentes em idade escolar podem se sentir estressados ou ter dificuldades na readaptação da rotina. É natural que depois de tanto tempo afastado, eles tenham resistência ou algum desconforto com esta volta à rotina. Converse, veja o que o incomoda e seja flexível para que aos poucos ele se acostume.  

3º Seja paciente

Explique ao seu filho que esta situação é temporária. É um momento diferente para todos e é preciso muita paciência para que em breve tudo volte ao normal. Mostre a ele que a vacinação já foi iniciada, se coloque à disposição para conversar sobre qualquer dúvida em relação à doença e o tranquilize que é um momento que irá ser passageiro.

 

 

Isa Vaal é mãe, esposa, psicóloga infantil e co-fundadora de uma das maiores marcas de produção digital infantil, a TotoyKids, fundada em 2014, junto com seu marido André Vaz. Presente em mais de 35 países, a TotoyKids soma 30 milhões de fãs ao redor do mundo. A psicóloga se mudou para os Estados Unidos há seis anos, e hoje vive no estado da Flórida, com seu parceiro e seus dois filhos, Raphael e Enzo. Isa também é colunista mensal nos portais imom e Papo de Pai, onde reflete sobre a construção de relacionamentos saudáveis, desenvolvimento afetivo e temas contemporâneos, pelo viés da psicologia. Engajada em causas sociais, trabalha na repaginação de conteúdo de maneira acessível ao público.

Veja Também

Rio Preto antecipa início da vacinação contra Covid para idosos de 63 anos

A vacinação contra a Covid-19 para idosos de 63 anos de idade começa nesta quarta-feira, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *