Projeto ameniza a solidão de pacientes e auxilia os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (UE) durante a pandemia da Covid-19

Parceria da ONG ImageMagica com a Unidade de Emergência amplia visitas virtuais entre pacientes e familiares

Com o aumento de internações por Covid-19 em Ribeirão Preto (SP), a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da cidade recebe o projeto de humanização realizado pela ONG ImageMagica: o Conexões do Cuidar. A iniciativa, que tem o apoio da empresa Tracan, tem o objetivo de aproximar pacientes e familiares por meio de visitas virtuais.

O projeto será realizado entre os dias 8 e 30 de abril e contará com uma equipe própria da ONG para auxiliar a instituição a realizar videochamadas, diminuindo, assim, o distanciamento de familiares e amigos em um momento tão difícil. A ação colabora também com os profissionais da instituição (psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais).

Para realizar as videochamadas, a equipe de educadores do projeto disponibiliza celulares esterilizados e utilizados exclusivamente para esse fim, agenda os horários e realiza as ligações, considerando que pacientes internados no hospital nem sempre têm condições de ficarem com seus celulares e há muitos idosos que não sabem usar a tecnologia. Contudo, uma das maneiras de manter contato com a família é por meio desta iniciativa. As emocionantes chamadas são monitoradas pelas equipes de psicologia, terapia ocupacional, serviço social e assessoria assistencial da UE, que reforçam a importância das conversas virtuais para a recuperação dos pacientes.

“Nesse momento em que os profissionais precisam reorganizar seus processos de trabalho, a parceria com a ONG é bem-vinda e benéfica, principalmente pela visão que a UE sempre teve de que a família é parte importante do cuidado ao paciente. Devido às restrições necessárias advindas da pandemia, algumas formas de possibilitar sua aproximação têm sido implantadas, e a videochamadas é uma delas”, comenta Ana Maria Fortaleza Teixeira Ficher, coordenadora do núcleo multiprofissional da UE.

Um dos pacientes que recebeu a visita virtual por meio do projeto, Rodrigo de Souza, ficou muito emocionado com a ação. “Essa ligação foi a coisa mais importante da minha vida. Não tem como descrever a alegria que vocês proporcionaram a mim e à minha família nesse momento.”

Desde o início do projeto, mais de 30 instituições no Estado de São Paulo já receberam o Conexões do Cuidar, impactando mais de 10 mil pessoas entre pacientes e familiares. A Unidade de Emergência foi uma das primeiras instituições a receber o projeto no início da pandemia, e agora recebe novamente devido ao aumento dos casos na região e a grande demanda aos profissionais.

A iniciativa depende de doações que ajudem a manter a equipe e realizar a compra de máscaras, equipamentos de segurança, celulares e demais despesas. As doações podem ser feitas diretamente pelo site da ImageMagica: www.imm.ong/

 

Sobre a ImageMagica: Fundada há 25 anos pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que utiliza a fotografia como ferramenta de transformação, empoderamento e desenvolvimento humano. De forma humanizada e criativa, a ONG percorre o Brasil e o exterior com projetos educacionais e documentais nas áreas da saúde e da educação. Desde 1995, mais de 400 mil pessoas já foram impactadas e mais de 600 instituições foram beneficiadas.

Saiba mais: https://imm.ong/ | Redes sociais: @imagemagica

 

Veja Também

Lipedema: parece celulite, mas não é e atinge 5 milhões de mulheres

         A perda de mobilidade, aumento progressivo de gordura nas pernas, joelhos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *