Inadimplência recua 14% nas redes varejistas de calçados e moda em 2020

Assim como a inadimplência, vendas apresentaram queda de 13% ao longo do ano por conta do fechamento das lojas durante o lockdown realizado por alguns estados

Um levantamento realizado junto a mais de 1.000 lojas parceiras do Meu Crediário – sistema de análise de crédito que atende diversos segmentos varejistas – aponta que a inadimplência dos clientes no varejo tradicional (lojas de calçado e moda) recuou 14,2% entre janeiro e outubro deste ano, comparado com o mesmo período de 2019. No ano passado, aproximadamente 5,5% dos consumidores estavam com parcelas do crediário atrasadas e agora o percentual encontra-se em 4,7%. 

De acordo com Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, o menor índice de inadimplência no setor pode ser explicado pelo fato de muitos brasileiros contarem com um menor rendimento salarial após a pandemia e, com isso, passaram a priorizar a compra de produtos essenciais. Tanto é verdade que o número de vendas também sofreu uma redução de 13,3% no mesmo período analisado.

“O lockdown realizado em diversos estados do País também contribuiu bastante para esse cenário. Com o comércio não essencial fechado, uma significativa parte dos brasileiros deixou de adquirir roupas e calçados até mesmo porque não se sentiu totalmente confortável em adquiri-los via e-commerce”, argumenta Schneider.

A pesquisa feita pelo Meu Crediário também revela que o brasileiro esticou um pouco mais as parcelas no momento do financiamento. Ou seja, manteve o valor da compra (em média entre R$ 180,00 e R$ 228,00), mas baixou o valor mensal da parcela. Para se ter uma ideia do cenário, o parcelamento em 6 vezes teve um aumento de 32% no período, enquanto os planos de 3 e 4 parcelas, registraram respectivamente uma queda de procura de 15% e 10%. 

“Após a reabertura do comércio, a maioria dos consumidores voltou às compras de forma cautelosa, optando por não comprometer boa parte da renda mensal com os itens não essenciais. Por isso, o número de compras em 6 vezes teve uma grande alta”, conclui Jeison Schneider.

Sobre o Meu Crediário: Lançado em 2016, o Meu Crediário oferece uma solução completa para a concessão de crédito em lojas de diversos segmentos varejistas como calçados, vestuários, óticas, etc. Para isso, a empresa dispõe de um poderoso sistema de análise de crédito, que conta também com a automatização de cobranças e a negativação de devedores. O objetivo é facilitar a gestão, reduzir o risco e aumentar a rentabilidade dos lojistas no crediário próprio. Mais informações em http://meucrediario.com.br.

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