Deivid Murad - retratista Studio Click na foto

A importância dos jogos pedagógicos

Neuropsicóloga Joelma Caparroz, do Instituto da Vida, lança livro sobre o papel dos jogos nos processos de ensino e aprendizagem

Os jogos são facilitadores do processo de ensino e aprendizagem. Este é o eixo central do primeiro livro da neuropsicóloga Joelma Caparroz, co-fundadora e diretora do Instituto da Vida, em São José do  Rio Preto. A obra acaba de ser lançada e é resultado de muitos fatores. Entre eles, claro, estão os anos de experiência em avaliação psicológica e observação prática. O desenvolvimento teórico, por sua vez, se deu por meio de uma pós-graduação, que culminou com a publicação de um trabalho de conclusão. Então veio a surpresa: um telefonema da editora.

 

“Eles falaram que o trabalho estava tão bom e bem fundamentado que poderia se tornar um livro. Eu topei”, conta Joelma, que agora adiciona “escritora” em seu já extenso currículo. Extenso também é o nome do trabalho: “Jogos como Mediadores do Complexo, Dinâmico e Multifacetado Processo de Ensino-aprendizagem”. 

A publicação foi realizada pela editora Mentes Abertas. Ainda que tenha o foco no processo de educação de crianças e adolescentes por meio das atividades lúdicas, a obra é técnica e teórica, voltada a adultos. “É um livro didático, voltado a pais e familiares, psicólogos, pedagogos, professores e educadores, pessoas que vão desenvolver essas atividades com as crianças e jovens”, diz Joelma. 

Como os jogos são o centro da obra, a neuropsicóloga fechou uma parceria certeira para comercializar o livro: a Lógica Brinquedos Educativos. “É uma loja muito conhecida em toda a região e tem a seção de livros, então foi natural. Quem fizer a compra por meio da Lógica tem a opção de conseguir um exemplar autografado”, conta. Para saber mais sobre o livro, também é possível entrar em contato pelo aplicativo Whatsapp, pelo número

(17) 99167-6455.

Nova unidade

Com mais de 11 anos de atividades, o Instituto da Vida está consolidado como uma das mais tradicionais e versáteis clínicas de psicologia de São José do Rio Preto. Instalado no Jardim Herculano, o instituto acaba de ganhar uma nova unidade, no bairro Santos Dumont. Ali, estão sendo realizados os atendimentos para crianças e adolescentes. A unidade também possibilitou a ampliação ao atendimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), por meio do método ABA (sigla em inglês para “análise do comportamento aplicada”).

Livro: Jogos como Mediadores do Complexo, Dinâmico e Multifacetado Processo de Ensino-aprendizagem

Vendas: Lógica Brinquedos Educativos — R. Independência, 2292 – Boa Vista — (17) 3234-4635

Informações do livro pelo Whatsapp: (17) 99167-6455

texto: Daniel Martins

Veja Também

Rede municipal de ensino tem 168 alunos de famílias imigrantes

Mais de um terço das 145 escolas municipais têm estudantes estrangeiros ou de pais imigrantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *