Vitamina D: benefícios, onde encontrá-la e por que consumi-la

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel de extrema importância para o corpo humano e sua ausência pode causar sérios problemas para a saúde. 

Esse hormônio controla exatamente 270 genes, incluindo células do sistema cardiovascular. A principal forma de produção da vitamina D é através da exposição solar. Isso acontece por que os raios ultravioletas do tipo B o famoso UVB, são capazes de ativar a síntese dessa substância. 

É possível encontrar a vitamina em animais específicos, como peixes e ovos, mas é através da exposição solar que adquirimos de 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. 

A vitamina D também pode ser produzida em laboratório e tomada via oral como forma de suplemento, quando há a deficiência da mesma no organismo e também para a prevenção e o tratamento de uma quantidade de doenças. 

Para entender melhor sobre esse hormônio e seus benefícios, acompanhe nosso artigo. 

Por que o hormônio é chamado de vitamina D?

Em 1922, quando houve a descoberta da vitamina D, acreditava-se que ela poderia ser obtida somente através da alimentação. Seu nome se dá pois ela foi a quarta substância descoberta, logo após as vitaminas: A, B e C.

Só em 1970, que os cientistas conseguiram identificar que ela podia ser sintetizada pelo organismo, sendo assim um hormônio e não uma vitamina, como pensavam. 

Como adquirir a vitamina D?

A vitamina D está presente em alimentos exclusivamente de origem animal, como: ovos, iogurtes, manteiga, queijo cheddar, sardinha, atum em lata, fígado etc. E mesmo que você decida ingerir esses itens, para adquiri-la, ainda assim, a quantidade de vitamina será pouca. 

Tome Sol para conseguir a vitamina

Para conseguir suprir a necessidade do corpo humano dessa vitamina é necessário ficar exposto ao Sol, todos os dias, de 15 a 20 minutos, com braços e pernas expostos. A quantidade de pele que tiver contato com o Sol é aquela que fará a absorção da vitamina.

Vale ressaltar que para adquirir vitamina D não é necessário passar filtro solar para se expor ao Sol, pois até mesmo o protetor de menor fator inibe a retenção da vitamina, por isso, para evitar problemas na pele, após o tempo indicado, se você continuar exposto ao Sol, passe protetor.

Quantidade necessária de vitamina para cada pessoa

Se mede a quantidade necessária de vitamina D para as pessoas a partir do peso. 

Se uma pessoa pesar mais de 50 kg, então ela deverá consumir de 5.000 a 10.000 unidades de vitamina ao dia. A mesma quantidade vale para as gestantes e as lactantes (mães que estão amamentando).

As crianças devem consumir 1.000 unidades de vitamina a cada 5 kg.

O que a deficiência da vitamina causa?

Quase 80% da população que mora em grandes centros urbanos sofre com a falta dessa vitamina. Isso se dá por que grande parte do tempo, as mesmas ficam em locais fechados e não tomam a quantidade de Sol necessária por dia.

A falta da vitamina pode causar graves problemas de saúde, como: depressão, osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 1, gripes e resfriados, câncer e doenças autoimunes.

No caso de mulheres grávidas, a falta da vitamina D aumenta o risco de abortos, favorece a pré-eclâmpsia e também favorece as chances da criança nascer autista.

Como diagnosticar a deficiência de vitamina D?

É necessário fazer exame de sangue para descobrir se você está com falta de vitamina D

Para diagnosticar a falta de vitamina no organismo, é preciso fazer um exame de sangue específico, que irá indicar como está o índice da vitamina no seu corpo. 

Suplementos de vitamina D

Os suplementos de vitamina D só devem ser utilizados caso seja constatado através do exame, que você está com deficiência da mesma. 

Ingerir vitamina D através de cápsulas ou até mesmo em superdoses é indicado para quando o paciente está com alguma doença relacionada a falta do hormônio ou com a baixa concentração do mesmo no organismo.

Também é necessária que a suplementação seja feita por um médico, não é saudável fazer a automedicação. 

Cuide sempre da sua saúde 

É ideal que você cuide sempre da sua saúde e faça exames regularmente para saber se vai indo tudo bem com você. 

Caso esteja com falta de vitamina D, procure um médico e não se esqueça de tomar Sol regularmente. 

Depois de conhecer os benefícios desse hormônio, que tal ler nosso outro artigo onde falamos sobre como a Melatonina é benéfica para saúde e para beleza.

Veja Também

Artrose nas articulações x tratamento com ácido hialurônico

Conheça o ácido que faz bem para as articulações Infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *