Soft skills: as competências comportamentais requisitadas pelo mercado de trabalho

Formação de jovens autônomos e com visão ampliada de mundo
é a proposta do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo

Mais do que as aptidões tecnológicas, o relatório do Fórum Econômico Mundial de 2019 destacou alguns pontos de aprendizado para os profissionais do futuro e as habilidades comportamentais estão em destaque, entre elas, o pensamento crítico, a criatividade e a inteligência emocional. E uma vez que existe um número maior de pessoas formadas em busca de uma colocação profissional ou com destaque entre seus concorrentes, as soft skills são um grande diferencial.

O estudo Habilidades 360°, realizado nesse ano pela PageGroup, mostra que as capacidades mais valorizadas pela alta gestão brasileira no pós-pandemia, além da inteligência emocional, serão trabalho em equipe e comunicação assertiva. Segundo análise do presidente da PageGroup, Gil van Delft, o cenário no Brasil reflete a necessidade de os profissionais saberem equilibrar diferentes emoções em meio a imprevistos e dificuldades dos contextos que possam vir a enfrentar.

Outras competências mais valorizadas pelo mercado são: ética profissional, comunicação, atitude colaborativa, flexibilidade, gestão do tempo, liderança, visão holística e crítica, e a resiliência. Cada empresa prioriza competências que tenham maior relevância entre os envolvidos com seu negócio. Mas não é só no âmbito profissional que as soft skills são discutidas e, cada vez mais, elas conquistam espaço em outro lugar: na escola.

A educação profissional, por exemplo, é uma grande aliada no desenvolvimento delas, pois os estudantes necessitam de apoio desde a formação escolar para desenvolverem certas habilidades. No Senac São Paulo, o trabalho com as competências socioemocionais é realizado diariamente e de forma integrada entre as áreas do conhecimento e a formação técnica e profissional. “No Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, o olhar para essas habilidades e para a inteligência emocional dos alunos acontece desde o primeiro ano, em que a intencionalidade formativa é o autoconhecimento”, conta Marcos Navarro, professor de linguagens e suas tecnologias do Senac São José do Rio Preto, unidade do interior paulista.

A professora Priscilla Leine Cassota, da área de ciências humanas e sociais aplicadas do Senac Lapa Tito, na capital, conta que o trabalho de desenvolvimento dessas soft skills é feito por meio do protagonismo dos estudantes, pois os alunos também possuem conhecimentos e saberes que são importantes.

“Incentivar essa relação horizontal entre os educandos e a equipe de professores só é possível por meio do trabalho em grupo, da empatia e da organização das tarefas diárias. Realizar uma tarefa, que deve ser desenvolvida em grupo, de uma situação de aprendizagem que foi pensada entre duas áreas do conhecimento, exige dos jovens um senso de responsabilidade com os colegas, organizar os seus horários, saber se comunicar e ser empático com as dificuldades que os demais membros da equipe possam ter”, completa a professora.

O Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, que tem foco no protagonismo no aluno e conta com o uso da tecnologia durante todo o curso, está em expansão e traz novidades em 2021. Ao todo, serão 19 unidades ofertando o nível de ensino no próximo ano e a expectativa é que 96 novas turmas sejam formadas e que mais de 3.900 alunos vivenciem a prática educativa e diferenciada, ao estilo do Jeito Senac de Educar.

As matrículas estão abertas e para saber mais, acesse o site www.sp.senac.br/ensinomedio.

Veja Também

Uma Nova História para Carreiro e Capataz!

Um novo Carreiro e Capataz nasceu em Essência Bruta. O que se viu na noite de terça-feira, 13 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!