Pretas no topo da beleza | Por Fábio Gonçalves

“Conheça as principais marcas de beleza lideradas por mulheres pretas”

 

Por Fábio Gonçalves makeup artist

 

Nesses meus 25 anos de carreira de maquiador vivenciei um passado triste que nem está tão distante, onde falar de maquiagem para pele preta no Brasil era sempre um assunto muito complicado pela dificuldade de encontrar produtos adequados a esse tipo de pele, principalmente produtos de camuflagem de pele como bases, corretivos e pós, na época que eu iniciei minhas atividades no mercado de trabalho no início da década de 90, a maioria das marcas de maquiagem vendidas no país “ignoravam” as consumidoras pretas, então a diversidade de produtos era muito pequena, não tinha boa performance, e as dificuldades do maquiador eram bem grandes, hoje, eu estou vivo para ver uma grande mudança acontecer na história da beleza, neste atual presente que vivemos essa dificuldade toda que eu um dia já tive, não existe mais, e cresce a cada dia novas marcas e novos produtos criados especialmente para esse tipo de pele.

E foi com a intenção de celebrar, reconhecer e ajudar a efetivar essa mudança maravilhosa do mercado da beleza que decidi compartilhar com você as marcas mais importantes para beleza preta, nacionais e internacionais, porque são lideradas por mulheres pretas, exemplos de empoderamento e sucesso no trabalho que desenvolvem com qualidade e diversidade.

Contribuir com a causa e ser um membro atuante na luta antirracista é muito fácil e simples: o primeiro passo pode ser reconhecer, ouvir, consumir e comentar o bom trabalho de pessoas pretas competentes, e um segundo passo pode ser segui-las no instagram, curtir, comprar e apoiar o seu trabalho. Confira a lista: 

@imancosmetics

A primeira modelo preta que estampou uma campanha da Revlon foi a viúva do astro do rock David Bowie, a somaliamericana Iman Mohamed Abdulmajid, no insta @the_real_iman, conhecida profissionalmente como Iman (“fé” em árabe), ela também famosa por suas obras de caridade pelo mundo. A Iman foi pioneira no mercado de cosméticos étnicos criando a IMAN Cosmetics em 1993, eu vi tudo acontecer, a marca de maquiagem surgiu de uma necessidade triste, realmente era muito difícil encontrar maquiagem para pele negra naquela época, e a marca já foi lançada com foco na diversidade de tons de pele preta, mas, não ignorava outras etnias, também criava produtos para peles asiáticas, orientais, indianas, brancas, índio, pardos e todas as miscigenações, até o momento a marca é vendida nos EUA, África, France, Germany, Netherlands, United Kingdom, mas a querida Iman merece todo nosso o reconhecimento e admiração eterna, pois a partir da atitude dela o mercado da beleza começou a mudar.

@patmcgrathreal

Minha diva inspiradora, a maquiadora britânica Pat McGrath, que é famosa no mundo inteiro pelo seu trabalho de beleza nas passarelas do mundo fashion internacional, é a makeup artist mais influente do mundo segundo a todas as revistas importantes do planeta como Times, Vogue, Elle etc. Pat já foi diretora criativa de muitas marcas famosas de maquiagem como a Max Fator e a Cover Girl, mas hoje, ela tem sua própria marca de beleza, ela é CEO fundadora da Pat Macgrath Labs, que é uma das marcas gringas mais caras e luxuosas do mundo da maquiagem, é vendida na rede SEPHORA internacional, e também é possível comprar os produtos pelo próprio site da marca, mas o único detalhe, são as taxas que o Brasil cobra da importação que não são nada simpáticas. Se for comprar por outra lojinha vale a pena ficar de olho em falsificações que rolam por ai!

@fentybeauty 

A cantora e diva da música Pop Rihanna é CEO fundadora da marca Fenty Beauty, a primeira do mundo a lançar 50 tons de base a alguns anos atrás, e que agora tem parte do seu portfólio de produtos vendidos no Brasil na rede de lojas SEPHORA, a marca é inspirada no estilo de vida global da artista e reúne ingredientes de todo o mundo para unir maquiagem com fórmulas de tratamento e cuidados com a pele, como o ácido hialurônico e a Niacinamida, limpas e Veganas. A embalagem? Ecologicamente corretíssima: pense em mais materiais recicláveis ​​e embalagens recarregáveis ​​inteligentes que parecem luxuosas, um luxo só!

@juviasplace 

A marca Júvias Place, foi criada pela nigeriana Chichi Eburu, está no insta como @chichiijp, a marca é toda conceitual e celebra a origem da beleza, ou seja, a África ancestral, que não é apenas o berço da humanidade, é o berço de toda beleza, e cria produtos com alta performance na pele preta. Os produtos são inspirados em rainhas e divas étnicas que viveram antes de nós e construíram uma história incrível, suas imagens estampam as embalagens, que são realmente muito lindas, e os produtos prometem os pigmentos mais ricos e vibrantes para os olhos, rosto e lábios. A loja on line @popmakeup vende alguns produtos dessa marca no seu site e faz entrega por todo o Brasil.

@range_beauty  

Alicia Scott que no instagram está como @alicia.aes é uma Clean Beautynista influenciadora e CEO fundadora da marca Range Beauty, uma marca de maquiagem com uma diversidade grande, são mais de 20 tons de base, sendo que 11 são para peles pretas, em fórmulas especiais Vegan, Cruelty-free, Sulfate e Paraben free, Fragrance Free, Talc free.

@rosanegrarosa 

Das marcas nacionais, a brasileira, blogueira e youtuber Rosângela José da Silva, lançou por volta de 6 anos atrás a marca de maquiagem Negra Rosa, que tem foco na pele preta.  A marca da Rosângela tem uma ótima aceitação no mercado da beleza, e o mais legal é que ela incentiva e gera oportunidade para os simpatizantes da marca serem empreendedores e trabalharem com a venda dos seus produtos.

@nubia.afri   

A brasileira Michele Eduardo, era uma trabalhadora na área da saúde antes de mudar radicalmente sua vida se tornando diretora da sua própria marca de maquiagem, Da minha cor Cosméticos, que tem foco para produtos para pele preta. A marca da Michele apoia a diversidade cultural, não faz restrição de distinção de gênero, presa muito pela consciência ambiental, preço justo, e também incentiva o empreendedorismo com a revenda dos seus produtos.

@divasbllack   

A marca gaúcha Divas Black de Porto Alegre foi fundada pela Rosane Castro Terragno, a marca é focada em realçar a beleza da pele preta, e promete preços acessíveis com oportunidade de empreendedorismo na revenda dos seus produtos.

Minha convidada especial a ser maquiada desta vez foi a amada Influenciadora e modelo Plus Size Anne Caroline / Rock Mgt Brasil, @euannecaroliine, e para make da Anne eu usei Corretivo alta cobertura Natura Aquarela cor castanho 20, Primer Blur, Base Matte cor Castanho 10 e Escuro 8, Pó Solto Translúcido e Blush cor Uva Matte da Natura UNA, nos olhos a Paleta de sombras The Warrior II da Juvias Place, Iluminador BT Light cor Bronze da Bruna Tavares e Batom cor Mulher da Mariana Saad by Payot. Foto Sarina Lopes @estudiofranzisca

Nos dias atuais, felizmente vivemos uma farta diversidade em opções de compra de produtos de maquiagem para pretos, quase todas as marcas disponibilizam alguns produtos neste segmento, mas ainda são poucas marcas que focam 100% do seu portfólio em pele preta, com exceção de marcas de punho profissional como a MAC, MAKE UP FOR EVER, KRYOLAN, KVD Vegan Beauty entre outras que oferecem mais variedade em produtos, vale a pena pesquisar e testar antes de realizar a compra. Caso eu não conheça ou tenha esquecido de mencionar alguma marca de maquiagem liderada por uma mulher preta ou uma marca que tenha um bom foco em produtos neste segmento, deixe um comentário e me fale um pouco sobre ela?

Beijos e até a próxima!

 

Veja Também

Depilação: evite irritação e manchas, saiba escolher a cera ideal

  Nathalia Pelais Formada em estética avançada corporal e facial Especialista em massagem redutora e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *