Pessoas com Deficiência têm suporte para inserção no mercado de trabalho

Balcão de Empregos e Emprego Apoiado cooperam no cumprimento da Lei de Cotas

O Balcão de Empregos da Prefeitura de Rio Preto, serviço gratuito oferecido pela Secretaria do Trabalho e do Emprego, é uma importante ferramenta para trabalhadores em busca de oportunidade e empresas contratantes.

Com uma média de 250 vagas anunciadas diariamente nos últimos três meses, o Balcão também oferece acolhimento diferenciado para vagas especiais, como as destinadas a PCDs (Pessoas com Deficiência). Além do atendimento presencial qualificado, o sistema de cadastro registra a condição do candidato PCD.

Das 423 vagas divulgadas nesta quinta-feira (18), 7 são específicas para esse público: ajudante de carga e descarga vaga exclusiva pcd (1), banco de talentos portadores de necessidades especiais – pcd (4) e promotor de vendas pcd (banco de talentos) (2).

Desde dezembro de 2018 (quando o sistema foi atualizado) até hoje, mais de 850 oportunidades foram ofertadas a candidatos PCDs. Atualmente, 108 pessoas desse perfil estão com currículo ativo no Balcão.

“Atender a necessidade do mercado contratante e dos profissionais pede que nós trabalhemos em parceria e sintonia, por se tratarem de situações muito específicas”, explica o assessor da Secretaria do Trabalho e do Emprego, Marcelo Arantes.

A Lei 8.213/1911, a chamada Lei de Cotas, promove inclusão no mercado de trabalho ao determinar a contratação de profissionais PCDs ou reabilitados pela Previdência Social por empresas que tenham a partir de cem funcionários. A reserva de vagas para esse público varia de 2% a 4%, de acordo com a proporção total de funcionários, e o seu não-cumprimento é punível com multa.

Uma das parcerias para cumprimento dessa legislação é feita com a Secretaria dos Direitos para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, responsável pelo programa Emprego Apoiado. Criado em 2012, ele oferece orientação, encaminhamento, acompanhamento aos candidatos, inclusive após contratação, e realiza pré-triagem de perfil profissional buscado pelo contratante.

Em 2020, o programa Emprego Apoiado registrou 364 usuários em busca de oportunidade, dos quais 34 foram inseridos no mercado de trabalho. Ao todo, 757 usuários do programa se mantêm empregados. O programa mantém um cadastro de 154 empresas parceiras na contratação de PCDs.

SERVIÇOS

Balcão de Empregos
riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos
Atendimento presencial Poupatempo e Prefeitura Regional Norte deve agendado pelo site riopreto.sp.gov.br ou telefone (17) 3202-7749

Programa Emprego Apoiado
Rua Bernardino de Campos, 4075 – Bairro Redentora
Atendimento presencial agendado pelo telefone (17) 3222-2041
Atendimento para pessoas surdas e deficientes auditivas (Central de Interpretação de LIBRAS): 17 99734-5606

Marcella Moreira

Veja Também

Prefeitura e Construtora Pacaembu lançam novo modelo de residencial em Rio Preto

Vendas começam no dia 8 de maio; interessados podem usar recursos do FGTS A Prefeitura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *