Foto de capa do texto sobre Mindful Walking

Mindful Walking: conheça a nova tendência para meditação

Praticar exercícios físicos faz bem para saúde física e mental, e se eles forem combinados a uma prática meditativa, os seus efeitos são potencializados. Foi a partir disso que nasceu o Mindful Walking. 

Uma nova técnica de meditação, principalmente para os brasileiros, mas que já possui adeptos ao redor do mundo que afirmam ser uma prática que une os dois principais exercícios que trazem apenas resultados positivos para o corpo e a mente.

Pensando nisso, vamos explicar nesse texto o que é o Mindful Walking e quais são os principais benefícios que essa nova modalidade de meditação pode trazer ao seu dia a dia. Confira:

O que é Mindful Walking?

A técnica de caminhar com alta concentração no presente e no agora.
A técnica de caminhar com alta concentração no presente e no agora.

Você deve estar se perguntando como é possível meditar enquanto caminha, mas a primeira coisa importante a saber é que a meditação é um estado de concentração profunda e não precisa estar com os olhos fechados para praticar essa técnica.

A proposta do Mindful Walking é que você caminhe prestando o máximo de atenção em tudo ao seu redor: sons, pessoas, passos, caminho por onde você vai, entre outros.

O nome dessa técnica de meditação é inspirada no mindfulness, que é o estado de atenção plena que o ser humano pode atingir, percebendo seus pensamentos, sensações do corpo e do ambiente, sem pensar em mais nada do passado ou do futuro.

O Mindful Walking é a mesma concepção do mindfulness, só que caminhando. Essa prática faz com que você ative várias partes do corpo e do cérebro que trazem muitos benefícios ao praticante.

Como fazer o Mindful Walking?

Se você já é um adepto da meditação, sabe como é o ritual de início para se concentrar, mas se você não sabe como fazer, vamos te explicar e é bem fácil.

Para praticar o Mindful Walking você precisa estar com roupas confortáveis de caminhada, com sapatos confortáveis e de preferência fazer o exercício em um local aberto em que você tenha um contato maior com a natureza.

Comece prestando atenção na sua respiração, os movimentos sutis do corpo, os sons ao seu redor, os cheiros, as sensações na pele, o solo onde você pisa e as cores. Se o seu pensamento fugir para outros problemas e situações no passado ou no futuro, retorne a reparar nos movimentos do seu próprio corpo.

É importante ressaltar que as primeiras vezes vão ser mais difíceis não pensar em nada ou se concentrar, mas a meditação requer determinação, por isso não desista e com o tempo se concentrar ficará mais fácil.

O uso de fones com música ou outro tipo de distração, não são recomendados para realizar esse tipo de meditação.

Quais os benefícios do esporte?

Benefícios do Mindful Walking
Uma prática gratuita e ótima para aumentar a qualidade de vida.

Os benefícios do exercício físico já conhecemos muito bem, afinal, ele é recomendado para melhorar a qualidade de vida de todos. Mas, quando combinamos ele com os benefícios da meditação, o nosso corpo e a nossa mente se alinham trazendo mais harmonia para nossa vida.

O principal benefício do Mindful Walking é desenvolver uma consciência mais ampla diante dos fatos, porque quando estamos estressados e sobrecarregados a nossa tendência não é prestar atenção no outro ou na situação em si. Com uma consciência mais centrada e ampla, você consegue analisar mais coisas de uma forma mais objetiva.

Além disso, o exercício físico libera a tão famosa Endorfina, um hormônio que provoca a sensação de prazer e bem-estar, e também a Serotonina, que ajuda prevenir a ansiedade e a depressão.

Para quem está iniciando com as técnicas de meditação e tem muita dificuldade em se concentrar, o Mindful Walking pode ser uma forma de entrada antes de começar com a meditação tradicional, já que os movimentos lentos e a percepção começam a aflorar na caminhada consciente.

Veja Também

Rinoplastia: a solução para respirar bem com a estética nasal desejada

A preocupação com a estética do nariz colocou a rinoplastia (cirurgia plástica que corrige alterações …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!