Educadores da rede municipal participam de projeto inédito do Sesc Rio Preto

Projeto Quadro a Quadro traz série de indicações de vídeos para assistir gratuitamente

Dois profissionais da rede municipal de ensino de Rio Preto foram convidados para participar do projeto Quadro a Quadro, do Sesc Rio Preto. A iniciativa, de acordo com a animadora cultural do Sesc Rio Preto Ana Dias Rodrigues, criadora do projeto, tem como principal objetivo fomentar a cultura e criar uma série de vídeos com críticos que tragam uma análise sobre produções do cinema contemporâneo.

Os vídeos selecionados estão disponíveis gratuitamente nas plataformas de streamings. “O Quadro a Quadro é uma programação de cinema criada pelo Sesc Rio Preto no contexto da pandemia para fomentar o acesso gratuito a conteúdos audiovisuais diversos”, afirmou Ana Dias.

Nessa etapa, foram selecionados filmes para crianças. “Procuramos filmes de outros países e diferentes do cinema norte-americano. A ideia era sair desse contexto já conhecido para explorar outras personagens”, completou.

Os educadores da rede municipal foram convidados por terem afinidade com o tema dos vídeos. A coordenadora pedagógica e formadora de educadores Eliani Ragonha participou do programa e falou sobre o filme Anina (2015), do uruguaio Alfredo Soderguit. O filme oferece uma perspectiva sensível das relações infantis na escola, sem apelar para estereótipos de bem e mal ainda bastante presentes nas animações para e sobre a infância. ‘Anina’ é uma boa pedida para diversificar a oferta audiovisual para crianças e para adultos.

 O filme foi disponibilizado pelo spcineplay gratuitamente no looke: https://www.looke.com.br/filmes/anina e também está disponível na Netflix.

Já o professor e coordenador pedagógico Rodrigo Azevedo, também da rede municipal de Rio Preto, falou sobre o filme O livro de Lila (2017), de Marcela Rincón González, uma produção colombiana que conta a história de Lila, uma menina que vive no mundo mágico de um livro e sai, por acidente, para o mundo real. Correndo o risco de desaparecer, ela terá que recorrer a Ramón, o menino que deixou de ler o livro de Lila. Uma metáfora sobre o valor da memória, dos livros e do crescimento em meio às novas tecnologias. O livro está disponível no looke gratuitamente: https://www.looke.com.br/filmes/o-livro-de-lila.

Para assistir às análises dos professores da rede municipal, acesse os links abaixo:

https://facebook.com/story.php?story_fbid=3815325231861770&id=145664415494555&sfnsn=wiwspwa

https://www.facebook.com/watch/?v=1089214034860844

Veja Também

SESI-SP Transforma Espaços em Centros Culturais: Ampliando Horizontes e Conectando Comunidades

     O SESI-SP está expandindo sua programação cultural em várias cidades do estado, transformando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!