economia

Produção de veículos recua 13,6% em 2022 na comparação com 2021

A produção de veículos recua 13,6% nos quatro primeiros meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. O setor justifica a queda pela falta de peças e paralisações forçadas nas fábricas. Em abril, a produção de veículos cresceu 0,4% sobre março, 185 mil unidades. Na comparação com 2021, houve uma queda de 2,9%. Nos quatro primeiros meses do ano, as fábricas finalizaram 681 mil veículos no Brasil. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima, confia que existe uma demanda reprimida do Brasil e descarta um tombo nas vendas pelo cenário econômico de inflação elevadaalta de juros e carros bem mais caros aos consumidores.

“Se nós tivéssemos numa situação em que a capacidade de produção fosse maior e o mercado, consequentemente, teria sido maior, talvez ficasse mais evidente essa perda do poder aquisitivo da sociedade como um todo e do aumento da taxa de juros. Hoje tem um impacto, a gente acompanha esse impacto dia a dia, buscando entender o perfil do consumidor, buscando entender os segmentos mais impactados, mas isso hoje ainda não nos faz repensar o nosso futuro para este ano, para este encerramento”, diz Lima.

A menor oferta do carro zero quilômetro fez com que os usados e seminovos fossem valorizados. E o proprietário teve uma surpresa quando ele recebeu o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em São Paulo, por exemplo, o aumento médio foi de 30% em 2022. O proprietário pode até ficar animado, já que o carro está valendo mais. Mas, quando ele vai à concessionária se assusta com o valor agora cobrado pelo veículo zero quilômetro. Se o proprietário fizer as contas do financiamento para comprar esse veículo zero, ele acaba não saindo com o carro da loja.

“Imagina adquirir um veículo usado com 30% ao ano de taxa de juros. Então, um prazo médio de financiamento, entre 30 e 40 meses, nós estamos falando de uma taxa realmente pesada, com o preço automóveis, que também foram impactados pela inflação. Então, é uma equação precisa ser colocada nesse contexto e um dos pontos que a gente tem discutido sim, o setor com o governo federal. E todos têm debatido isso de uma forma muito transparente, pró-país, no sentido de incrementar essa indústria”, comentou Lima.

 

 

Fonte: Jovem Pan

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto Cantor…

7 meses ago

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100 BlogsExtra🗣️ Support servicePositives and…

8 meses ago

Ivo Meirelles é atração principal da segunda edição da Costelada do Ed em Rio Preto

O evento une boa música, gastronomia de alto nível e estrutura sofisticada no Elago Eventos,…

10 meses ago

Executivos chineses reforçam parceria com Drogamax Hiperfarmácia em São José do Rio Preto

Visita discutiu aprimoramento do robô humanóide "Albinha" e expansão de possibilidades no mercado de importação…

10 meses ago

Executivos chineses visitam Drogamax Hiperfarmácia, de São José do Rio Preto

Drogamax Hiperfarmácia Recebe Executivos da China Connect para Fortalecer Parceria Tecnológica Na manhã desta quarta-feira…

10 meses ago

Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante com sabor diferenciado

ORIGINAL GINGER REFRIGERANTE À BASE DE GENGIBRE Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante…

11 meses ago