Notícias

Prefeito assina compromisso com a Aliança Climática Brasil

Lançamento online aconteceu nesta quinta, 28/01; Rio Preto é uma das primeiras cidades signatárias do país

O prefeito Edinho Araújo assinou nesta quinta-feira, dia 28/01, a carta de compromisso de São José do Rio Preto, por meio da Prefeitura Municipal, com a Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil.

A adesão de Rio Preto aconteceu junto ao lançamento da ACA Brasil que foi realizado também na tarde desta quinta, por meio de uma plataforma online, reunindo empresários, investidores, lideranças políticas e religiosas, cientistas e ambientalistas de todo o país, visando a ação pela proteção climática e reforçando as graves consequências da falta de ações.

O evento foi organizado pela WWF-Brasil, ICLEI América do Sul, CDP América Latina, Instituto Clima e Sociedade e Centro Brasil no Clima e teve como moderadora Daniela Lerário, líder do Brasil na equipe dos Climate Champions da COP26.

Discursaram durante o evento, Gonzalo Muñoz, High Level Champion da COP25; Suzana Kahn, Vice-diretora da Coppe (Universidade Federal do Rio de Janeiro; Paulo Câmara, Governador do Estado de Pernambuco; Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito; o prefeito Edinho Araújo; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e Grupo Mulheres do Brasil; organizações da Sociedade Civil: Marcírio Lemos, Coordenação executiva da ASA Brasil pelo estado do Rio Grande do Norte, ASA – Articulação do Semiárido Brasileiro e como entidade religiosa, Pastor Ariovaldo e os secretários de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho e de São Paulo, Marcos Penido.

Rio Preto

Em sua apresentação, o prefeito Edinho Araújo apresentou Rio Preto como o município tricampeão do Programa Município VerdeAzul e signatário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2017, elencando as realizações no setor desde então em conservação da água e solo, arborização, qualidade do ar, desenvolvimento sustentável, dentre outros. “Governadores, prefeitos, líderes locais, empresas, organizações sem fins lucrativos e sociedade em geral precisam mostrar comprometimento em cumprir com as metas climáticas brasileiras e em ter uma abordagem mais ambiciosa na agenda. Os Municípios, como Rio Preto são atores chaves para que nós possamos contribuir com a redução de emissões de gases de efeito estufa globais e a vulnerabilidade, e que os benefícios dessas reduções poderão ser sentidos localmente”, pontuou Edinho que também parabenizou a todos pela iniciativa. Durante a transmissão, o prefeito foi acompanhado da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado.

Desde 2015, o município reporta esses riscos e ações em relação às mudanças climáticas na Plataforma Unificada de Reporte CDP & ICLEI.

Movimento internacional

A Aliança pela Ação Climática Brasil (ACA) inspira-se no famoso movimento de resistência ao negacionismo do ex-presidente Donald Trump ao tema, o “We Are Still In” americano, que culminou na saída daquele país do Acordo de Paris. O movimento já existe em países como Estados Unidos, Vietnã, México, Argentina, Japão e África do Sul e considera as características específicas dos contextos nacionais e dos territórios para a construção de uma ação ambiciosa pelo clima que fortaleça o que já tem sido feito, mas que apoie os atores subnacionais a fazerem mais.

Lançamento

O lançamento da aliança no Brasil se dá em janeiro de 2021, ainda respirando os ares do aniversário de cinco anos do Acordo de Paris em dezembro de 2020, e em período de um renovado interesse de apoio internacional ao acordo. Esse momento de preparação para a COP26 que acontecerá em Glasgow, Reino Unido, que coincide com o primeiro ciclo de revisão das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), tem por objetivo aumentar a ação climática em prol das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris. Ao longo dos últimos meses, a comunidade internacional tem se mobilizado para que tanto países como autoridades locais e atores não-estatais assumam compromissos alinhados com a meta de aumento da temperatura global de 1,5°C, o que pode ser traduzido em compromissos de emissões neutras em carbono até 2050.

Sobre as ACAs

As Alianças para Ação Climática (ACAs) são coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris.

No Brasil, a missão da aliança é mobilizar lideranças empresariais, investidores, autoridades locais e estaduais, acadêmicos, a imprensa, entidades religiosas, organizações da sociedade civil e a juventude sob a bandeira da Aliança pela Ação Climática, para aumentar o tamanho do movimento subnacional e também de organizações não governamentais no país; melhorar a clareza e consistência de suas mensagens coletivas; e melhorar as sinergias entre as iniciativas em curso em apoio às ações climáticas locais, contribuindo para redução concreta de emissões e para um aumento da resiliência dos territórios, tanto individual como colaborativamente.

O compromisso com a ACA Brasil implica no compartilhamento da visão comum de alcançar os compromissos pactuados pelo Brasil no Acordo de Paris, buscando limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, o que significa mobilizar esforços para reduzir pela metade nossas emissões até 2030 e atingir a neutralidade em carbono até 2050.
Texto: Josy de Sá/Imagens: Fabrício Spatti/SMCS

Compromissos São José do Rio Preto – ACA Brasil :

-Comprometimento Assinar declaração da ACA Brasil: Autorizar a divulgação da assinatura da declaração. Autorizar a publicação do nome do signatário no site e materiais de comunicação da ACA Brasil;
-Comprometer-se a não ter se envolvido, nos últimos 5 anos, em ações de comunicação e advocacy contra os princípios da Aliança.
-Comprometer-se a integrar a ação climática na sua estratégia organizacional e compartilhá-la com os funcionários, membros do conselho diretor, e outros stakeholders relevantes.
-Comprometer-se a integrar a ação climática em instrumentos de gestão como Plano Diretor, Política Ambiental, PPAs, etc. em até 5 anos após a entrada na Aliança.
-Comunicar a adesão publicamente e promover a ACA em suas redes e plataformas

Progressividade

-Apresentar em até 3 anos seu Plano de Ação Climática (mitigação e a adaptação): Ano 1: Inventário Ano2: Desenvolver metas baseadas na ciência Ano 3: Plano de Ação Climática
-Apresentar em Climática: até 3 anos seu Plano de Ação
-Ano 1: Relatório de emissões verificadas escopo 1 e 2 e screening emissões escopo 3 Ano 2: Relatório de emissões verificadas escopo 1,2 e 3/ Análise de riscos e oportunidades frente à mudança climática/ Desenvolver meta de redução de emissões Ano 3: comprometimento SBT ou submissão SBT / Incentivos financeiro C-level / Ações de redução de emissões e reporte do planejamento de ações de mitigação.

Transparência

-Monitorar e reportar publicamente as ações climáticas e seus progressos anualmente por meio de plataformas CDP-ICLEI (municípios e estados), CDP Climate Change (empresas) e Portal de Ação Global- antigo NAZCA (outros atores)
-Colaboração: Participar e trabalhar em parceria com outros signatários da Aliança em atividades colaborativas e sistematização de informações relevantes para a ação climática.
-Contribuir com a troca de experiências sobre a participação na ACA com seu público externo
-Contribuir com eventos organizados pela ACA – presenciais ou virtuais – com a participação na organização e/ou participação nos eventos

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto Cantor…

7 meses ago

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100 BlogsExtra🗣️ Support servicePositives and…

8 meses ago

Ivo Meirelles é atração principal da segunda edição da Costelada do Ed em Rio Preto

O evento une boa música, gastronomia de alto nível e estrutura sofisticada no Elago Eventos,…

10 meses ago

Executivos chineses reforçam parceria com Drogamax Hiperfarmácia em São José do Rio Preto

Visita discutiu aprimoramento do robô humanóide "Albinha" e expansão de possibilidades no mercado de importação…

10 meses ago

Executivos chineses visitam Drogamax Hiperfarmácia, de São José do Rio Preto

Drogamax Hiperfarmácia Recebe Executivos da China Connect para Fortalecer Parceria Tecnológica Na manhã desta quarta-feira…

10 meses ago

Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante com sabor diferenciado

ORIGINAL GINGER REFRIGERANTE À BASE DE GENGIBRE Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante…

11 meses ago