Notícias

Namoro e União Estável: Compreendendo as Diferenças e Protegendo seus Direitos

O namoro é uma fase de relacionamento em que duas pessoas se conhecem melhor e desenvolvem uma ligação afetiva. Porém, dependendo do desenvolvimento do namoro, o mesmo pode se tornar uma união estável. Primeiro de tudo é necessário exemplificar o que é o namoro e o que é a união estável.

O namoro é um relacionamento afetivo, de natureza privada, que envolve a convivência entre duas pessoas sem a intenção imediata de constituir família. Características do namoro incluem:
Voluntariedade, Ausência de estabilidade, independência financeira e Não configuração de entidade familiar.

Já, a união estável é uma forma de convivência duradoura, pública e com objetivo de constituir família, mesmo sem um casamento formal. Alguns elementos característicos da união estável são:
Convivência pública: O casal vive junto e tem uma relação conhecida e aceita socialmente como um relacionamento de caráter familiar.
Estabilidade: A união estável é duradoura e não está sujeita a término a qualquer momento.
Compartilhamento de responsabilidades: Os companheiros têm o dever de assistência material, moral e recíproca, sendo obrigados a ajudar um ao outro.
Constituição de família: A união estável é reconhecida legalmente como uma entidade familiar, garantindo direitos e deveres aos envolvidos, como pensão alimentícia, herança e direitos previdenciários.

O casal que vive em união estável possui uma série de direitos reconhecidos legalmente. Sendo os principais: Regime de Comunhão Parcial de Bens, na ausência de contrato específico, onde os bens adquiridos durante a convivência são considerados comuns ao casal, salvo exceções. Direito a benefícios previdenciários como a pensão por morte, por exemplo, desde que comprovada a união estável. Em caso de término da união, um dos parceiros pode ter direito a receber pensão alimentícia do outro, caso comprove a necessidade e a impossibilidade de se manter por conta própria, além dos direitos relativos a guarda e pensão aos filhos são os mesmos da união convencional pelo casamento civil. As decisões recentes dos tribunais, vem reconhecendo a união estável mesmo quando o casal vive em residências separadas, sempre dependendo da situação do caso concreto. É fundamental compreender essas diferenças para que as pessoas envolvidas em um relacionamento possam ter clareza sobre sua situação jurídica e buscar a proteção adequada de seus direitos, se necessário.

 

Saiba Mais:

www.marchioriadvocacia.com

por: Advogado Marco Marchiori

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto Cantor…

7 meses ago

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100 BlogsExtra🗣️ Support servicePositives and…

8 meses ago

Ivo Meirelles é atração principal da segunda edição da Costelada do Ed em Rio Preto

O evento une boa música, gastronomia de alto nível e estrutura sofisticada no Elago Eventos,…

10 meses ago

Executivos chineses reforçam parceria com Drogamax Hiperfarmácia em São José do Rio Preto

Visita discutiu aprimoramento do robô humanóide "Albinha" e expansão de possibilidades no mercado de importação…

10 meses ago

Executivos chineses visitam Drogamax Hiperfarmácia, de São José do Rio Preto

Drogamax Hiperfarmácia Recebe Executivos da China Connect para Fortalecer Parceria Tecnológica Na manhã desta quarta-feira…

10 meses ago

Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante com sabor diferenciado

ORIGINAL GINGER REFRIGERANTE À BASE DE GENGIBRE Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante…

11 meses ago