Microbiota e saúde

Nos últimos anos, cientistas estão estudando a correlação entre doenças, microbiota e microbioma no ser humano.
Vamos incialmente esclarecer o que significa microbiota. Refere-se a uma população de organismos microscópicos que habitam um órgão ou parte do corpo da pessoa. Microbioma se reporta a uma população inteira de microrganismos que habitam o corpo do ser humano.
Cada pessoa tem a microbiota que é moldada por fatores genéticos e ambientais. Sabe-se que intestino e boca contêm muitas espécies, e isto ajuda na educação do sistema imunológico. Esta população de microrganismos do nosso corpo se forma desde o nascimento, é influenciada pelo tipo de parto (no parto vaginal existe contato direto com microrganismos da mãe), dieta, aleitamento materno e uso de antibióticos.
Cientistas descobriram que possivelmente algumas doenças como obesidade, diabetes tipo I, doenças autoimunes, doenças inflamatórias, alergias estão relacionadas à microbiota. Nos últimos anos, alergias e obesidade têm aumentado principalmente nos países industrializados; um dos motivos seria o desequilíbrio na flora intestinal.
A partir desses conceitos, tem sido avaliada a utilização de produtos denominados prebióticos, ingredientes alimentares não digeríveis que podem ser adicionados a alimentos para estimular o crescimento e/ou atividade de bactérias “boas”, a fim de tornar a flora do trato intestinal mais saudável.
Outra possibilidade de melhorar a microbiota são os probióticos, que são microrganismos não patogênicos vivos (que não causam doença) e que resistem à digestão normal para chegarem vivos ao intestino. Se consumidos em quantidades adequadas, têm efeito positivo sobre a população de microrganismos do intestino.
O equilíbrio saudável da flora intestinal do ser humano depende também do estilo de vida que a pessoa leva, ou seja, evitar o estresse e o uso de medicamentos como antibióticos e antiácidos e priorizar o consumo de alimentos saudáveis. Cientistas têm associado a microbiota com a produção de enzimas pelos microrganismos e que auxiliam a digestão. Deste modo, dietas de exclusão podem suprimir a síntese de enzimas pela microbiota. Especula-se que durante reintrodução da dieta pode haver sintomas gastrintestinais desconfortáveis. Tendências atuais apontam para a possibilidade de manipulação da dieta para a prevenção e tratamento de distúrbios gastrintestinais e sistêmicos.

Para mais esclarecimentos:
vanessabatigalia@icloud.com
17 3201-5087 | 99757-2302
Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

BNDES Apresenta Resultados do Primeiro Semestre de 2023 com Lucro Recorrente de R$ 3,7 Bilhões

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social…

2 anos ago

Queda de Energia no Brasil: Relembrando Três Grandes Apagões Históricos

No dia 15 de agosto, por volta das 8h30 da manhã, uma queda de energia…

2 anos ago

Demolição de Prédio Irregular no Rio de Janeiro Combate Crime Organizado e Irregularidades Urbanas

Nesta terça-feira, 15, a Prefeitura do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério Público…

2 anos ago

São Paulo Declara Estado de Emergência por Gripe Aviária e Simplifica Medidas Preventivas

O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 15, a imposição de um estado de…

2 anos ago

Líder de Alto Escalão do PCC é Capturado em Operação Policial no Litoral Paulista

A Polícia Militar (PM) efetuou a prisão de um influente membro do Primeiro Comando da…

2 anos ago

Celebração do Dia dos Pais – Troca de Presentes, Garantias e Compras Online conforme o Código do Consumidor

Além de ser uma data de celebração e reconhecimento, o Dia dos Pais também traz…

2 anos ago