Notícias

Esclerose múltipla é foco de esforços da ABN, principalmente em cenário pós pandemia

Até 21 de novembro, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estará aberto para consulta pública (CP N° 81) sobre quais atendimentos, exames e tratamentos devem ser incorporado aos procedimentos disponíveis no setor suplementar a partir de 2021

 

Uma das prioridades da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) para a atualização do rol da ANS é a inclusão de medicamentos relacionados às principais doenças neurológicas brasileiras, como a esclerose múltipla (EM). A doença autoimune acontece quando a defesa do corpo interpreta partes do próprio organismo como agentes invasores, promovendo a inflamação da bainha de mielina, uma das estruturas mais importantes do Sistema Nervoso Central (SNC).

Como consequência, o paciente pode ter problemas de visão, mobilidade, fala e sensibilidade, entre outros. Pode até se tornar dependente fisicamente de pessoas ao seu redor, caso não esteja em tratamento e sua doença controlada.

“O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece gratuitamente quase todos os remédios disponíveis no mundo para esclerose múltipla. Então, de forma geral, já existe o acesso fácil pelo público. Agora, queremos ampliar essa possibilidade aos pacientes que possuem planos de saúde e optam por não passar pelo SUS. Com a entrada de novos remédios no País, a ABN está sempre em busca dessa incorporação”, explica dr. Felipe von Glehn, coordenador do Departamento Científico de Neuroimunologia da ABN.

Na última atualização do rol de procedimentos, a ABN teve sucesso na entrada do tratamento Natalizumab, fármaco usado para prevenir os sintomas e os surtos da EM. Para os pacientes da esclerose múltipla, foi um avanço significativo, tendo em vista que a cobertura da ANS até então era mínima.

Nessa nova incorporação, von Glehn afirma que a ABN, sob intermédio do Departamento de Defesa Profissional, propôs a ampliação da indicação do Natlizumabe e do betainterferona 1ª. “Como representantes da Neurologia nacional, avaliamos a questão juntamente à Associação Médica Brasileira, e tivemos o pedido atendido. Remédios como o Natalizumab, o Ocrelizumab e o Alemtuzumab estarão no rol de procedimentos, graças aos esforços da ABN”, pontua.

Esclerose Múltipla x COVID-19

A conquista é muito importante para os pacientes, especialmente no cenário pós-pandemia, já que o acompanhamento médico acabou sendo prejudicado pelas medidas de isolamento social e prevenção à COVID-19.

“Por um lado, os hospitais voltaram a ser prioridade do poder público com estímulos financeiros e de equipamentos. Por outro, parte da população teve de aguardar a reabertura de ambulatórios e alas hospitalares fechadas para o atendimento ao novo coronavírus. Com a retomada, é fundamental que as pessoas busquem seus médicos para retomar o acompanhamento adequado, sempre tomando todos os cuidados de prevenção”, afirma von Glehn.

Atualmente, a esclerose múltipla não possui um biomarcador específico para o diagnóstico. Sendo assim, é necessário realizar exames complementares, como os de imagem. No Brasil, os serviços de ressonância magnética não possuem fácil acesso em todos os Estados, além de, muitas vezes, serem oferecidos a preços muito altos. Para von Glehn, esse é outro aspecto a se atentar:

“Com a pandemia, tivemos um fortalecimento do SUS. Esperamos que os hospitais públicos estejam mais capacitados para receber investimentos técnicos e financeiros, melhorando e ampliando o acesso dos pacientes ao tratamento da EM”, opina.

Quanto à relação da doença com a COVID-19, o médico, que também participa ativamente do Projeto REDONE (Registro Brasileiro de Doenças Neurológicas), afirma que até o momento não há indícios de um agravamento do quadro de esclerose múltipla nos pacientes que contraíram o novo coronavírus. “Parece, inclusive, que o tratamento da EM tem um efeito protetor contra as formas graves de COVID-19. No REDONE, estamos debruçados sobre essa questão para entender o cenário completo e promover o melhor atendimento possível”, finaliza.

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto Cantor…

7 meses ago

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100 BlogsExtra🗣️ Support servicePositives and…

8 meses ago

Ivo Meirelles é atração principal da segunda edição da Costelada do Ed em Rio Preto

O evento une boa música, gastronomia de alto nível e estrutura sofisticada no Elago Eventos,…

10 meses ago

Executivos chineses reforçam parceria com Drogamax Hiperfarmácia em São José do Rio Preto

Visita discutiu aprimoramento do robô humanóide "Albinha" e expansão de possibilidades no mercado de importação…

10 meses ago

Executivos chineses visitam Drogamax Hiperfarmácia, de São José do Rio Preto

Drogamax Hiperfarmácia Recebe Executivos da China Connect para Fortalecer Parceria Tecnológica Na manhã desta quarta-feira…

10 meses ago

Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante com sabor diferenciado

ORIGINAL GINGER REFRIGERANTE À BASE DE GENGIBRE Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante…

11 meses ago