Categories: Notícias

Embalagem para pequenas empresas: como reduzir custos e manter qualidade?

Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 75% das empresas que optaram por investir no design da embalagem de seus produtos perceberam aumento nas vendas. Além disso, 41% também relataram redução nos custos de produção. Por que, então, o empresário brasileiro ainda tem dificuldades de compreender o poder da embalagem para o sucesso nas vendas?
Para o designer, professor da ESPM e consultor da Ibema Papel cartão, Fábio Mestriner, trata-se de uma questão de cultura empresarial. “De maneira geral as empresas acham que o que fazem – o seu produto – é só o que está dentro da embalagem. Elas não sabem que para o consumidor, o produto é formado pelo conteúdo e a embalagem. Os dois são indissociáveis e compõem esta entidade complexa chamada produto”, explica.
O pequeno empresário pode até torcer o nariz ao pensar em investir em embalagem, com medo de enfrentar altos custos. Mas é importante salientar que algumas alternativas de materiais podem reduzir o custo final. Pela facilidade e baixo custo de produção e por não requerer equipamentos de envase caros e complexos, Mestriner indica a embalagem de papel cartão, mais acessível a este público. “Para o consumidor, não existe embalagem de empresa grande ou pequena. A embalagem da pequena empresa pode ser grande aos olhos dos consumidores”, analisa. O Ibema Supera e o Ibema Speciala – produtos âncora da empresa – são opções ideais para embalagens em que o objetivo seja aliar qualidade e economia, recomenda o designer. Isso porque as especificações oferecem a possibilidade de produzir embalagens com o melhor produto em termos de rigidez e com menor quantidade de papel cartão.
A mesma pesquisa mostra ainda que, entre produtos semelhantes, o consumidor elege aquele com a embalagem mais atraente e prática – e que está disposto a experimentar uma marca nova se sua embalagem se encaixar nesses critérios. Para Fabio, a maior dificuldade que impede que o pequeno empresário inove e invista na embalagem é a falta de informação. Ele cita ainda o case da Nugali, marca de chocolates da cidade de Pomerode, em Santa Catarina, que buscou no design de embalagens uma forma de valorizar seu produto. A empresa investiu em uma nova roupagem, mais clean e que transmite a qualidade, pureza e sofisticação do seu produto, tendo como resultado um aumento de vendas. Com isso, o produto ganhou destaque e passou a ser visto como produto Premium, posicionado com um maior valor agregado.

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

BNDES Apresenta Resultados do Primeiro Semestre de 2023 com Lucro Recorrente de R$ 3,7 Bilhões

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social…

2 anos ago

Queda de Energia no Brasil: Relembrando Três Grandes Apagões Históricos

No dia 15 de agosto, por volta das 8h30 da manhã, uma queda de energia…

2 anos ago

Demolição de Prédio Irregular no Rio de Janeiro Combate Crime Organizado e Irregularidades Urbanas

Nesta terça-feira, 15, a Prefeitura do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério Público…

2 anos ago

São Paulo Declara Estado de Emergência por Gripe Aviária e Simplifica Medidas Preventivas

O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 15, a imposição de um estado de…

2 anos ago

Líder de Alto Escalão do PCC é Capturado em Operação Policial no Litoral Paulista

A Polícia Militar (PM) efetuou a prisão de um influente membro do Primeiro Comando da…

2 anos ago

Celebração do Dia dos Pais – Troca de Presentes, Garantias e Compras Online conforme o Código do Consumidor

Além de ser uma data de celebração e reconhecimento, o Dia dos Pais também traz…

2 anos ago