Notícias

Alckmin diz que reforma tributária ‘está madura’ e defende aprovação ainda em 2023

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também ministro da Indústria, Comércio e Serviço, participou da primeira reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta segunda-feira, 16, quando defendeu que a reforma tributária seja aprovada ainda em 2023. Durante suas falas, o vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “tudo que é PEC”, ou seja, que depende de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e do aval do Congresso Nacional, deve ser aprovado de forma rápida para aproveitar o “embalo e a legitimidade do processo eleitoral”. “Já temos duas PECs bastante discutidas e que podem ser aperfeiçoadas. Diria que a reforma tributária é central, pode fazer o PIB crescer, trazer eficiência econômica, simplificando a questão tributária. E entendo que é essencial, inclusive para a indústria”, afirmou Geraldo Alckmin.

“A reforma tributária não é de governo nem da oposição, é do país. É senso comum que precisamos de sair desse manicômio tributária, é preciso simplificar. É essencial, está madura e foi discutida“, completou. Em panorama geral da economia, o ministro também falou em notícias positivas do cenário internacional, como a redução dos casos de Covid-19 na China e inflação moderada dos Estados Unidos, e destacou pontos considerados mais importantes para o Brasil, entre eles, a desburocratização; ampliação e expansão dos acordos internacionais; investimento em inovação e tecnologia; e melhora da logística para atrair investimentos e reduzir o “custo Brasil”.

Em seu pronunciamento, Alckmin fez acenos ao ex-presidente Michel Temer (MDB), atual membro do conselho da Fiesp, que também participou da reunião. Ele exaltou a aprovação do Novo Ensino Médio durante do governo do emedebista e descartou a possibilidade do governo Lula revogar a reforma da previdência e a reforma trabalhista, sendo a última aprovada durante a gestão Temer. “Presidente Lula tem colocado, não vai revogar reforma trabalhista nem previdenciária, o que você pode é aprimorar, até porque o mundo é rápido dinâmico”, disse o vice-presidente. Geraldo Alckmin também fez uma sinalização ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ao falar em “sensibilidade” do colega em excluir a proposta de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A expectativa é que Haddad participe da próxima reunião com a diretoria da Fiesp, em 30 de janeiro, após retorno do Fórum Econômico da Davos.

fonte Jovem Pan

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

BNDES Apresenta Resultados do Primeiro Semestre de 2023 com Lucro Recorrente de R$ 3,7 Bilhões

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social…

2 anos ago

Queda de Energia no Brasil: Relembrando Três Grandes Apagões Históricos

No dia 15 de agosto, por volta das 8h30 da manhã, uma queda de energia…

2 anos ago

Demolição de Prédio Irregular no Rio de Janeiro Combate Crime Organizado e Irregularidades Urbanas

Nesta terça-feira, 15, a Prefeitura do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério Público…

2 anos ago

São Paulo Declara Estado de Emergência por Gripe Aviária e Simplifica Medidas Preventivas

O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 15, a imposição de um estado de…

2 anos ago

Líder de Alto Escalão do PCC é Capturado em Operação Policial no Litoral Paulista

A Polícia Militar (PM) efetuou a prisão de um influente membro do Primeiro Comando da…

2 anos ago

Celebração do Dia dos Pais – Troca de Presentes, Garantias e Compras Online conforme o Código do Consumidor

Além de ser uma data de celebração e reconhecimento, o Dia dos Pais também traz…

2 anos ago