Maquiador Fabinho Gonçalves comemora 25 anos de carreira

Por Luciano Moura

Considerado um dos melhores e mais respeitados maquiadores da região de São José do Rio Preto, Fabinho Gonçalves, que escreve e assina a coluna “Beleza por Fábio Gonçalves” na Revista Vida e Negócio, completa este ano, 25 anos de carreira como maquiador. Em entrevista, o make up artist conta um pouco da trajetória e seu incrível trabalho de personificação da maquiagem de noiva.
“Meu interesse por maquiagem surgiu ainda na infância, as maquiagens que minha mãe usava me inspiravam a desenhar na escola. Iniciei minha carreira de maquiador no ano de 1993 em Tanabi-SP quando tinha apenas 13 anos de idade, um ano após a morte do meu pai, e aos 19 anos, iniciei a faculdade de moda em Rio Preto”. Ainda na faculdade surgiu o primeiro contrato de trabalho de Fabinho, foi na TV Rodolink, do grupo Rodobens, sendo o maquiador oficial da apresentadora Mara Ferraz, ancora do principal programa veiculado pela emissora. Não demorou muito para que o trabalho deste artista chamasse à atenção dos fotógrafos, agências de publicidade, veículos de comunicação, agências de modelos e produtoras de eventos responsáveis por desfiles de moda da época na região, como tanto circulou e trabalhou pelo mundo fashion, Fabinho ficou conhecido por seu trabalho diferenciado nas capas e nos editoriais de moda queridinhos da cidade na Revista Shopping e na Revista Vida e Arte.
Em pouco tempo, tanta dedicação e talento já não cabiam mais apenas em Rio Preto e despontaram e foram reconhecidos Brasil afora. Foi em 2009, quando tinha 29 anos de idade. Fábio Gonçalves recebeu o Prêmio Nacional Maquiadores do Brasil, da Natura. O destaque veio por um trabalho de beleza que valorizava a pele com sardas, com isso teve a oportunidade de ampliar ainda mais seus horizontes, tendo seu nome vinculado a uma das maiores marcas brasileiras de Cosméticos e levando seu trabalho para outros estados do Brasil, trabalhou no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Espírito Santo, entre outros.
Por meio de suas experiências na área de moda, Fabinho naturalmente rendeu os olhares para as passarelas. “Atuei pela primeira vez, na São Paulo Fashion Week (SPFW – maior evento de moda da América Latina), em 2010. Foi um grande sonho realizado para mim, de lá para cá, continuo fazendo parte do time de maquiadores ativos no backstage do evento. No total somam 19 edições contínuas na semana de moda que está entre as mais importantes do mundo, ao lado das de Paris, Nova Iorque, Milão e Londres”, afirma Fabinho. Além de passarelas, Fabinho assinou a beleza de um sem-número de capas de revista, editoriais de moda e beleza publicados em mídia impressa e digital, como a revista Corpo a Corpo, Manequim, Capricho, Vida e Arte, Revista Natura, Revista Shopping, Revista Vida e Negócio entre outras.
Durante sua carreira já maquiou celebridades como Camila Queiroz, Fiorella Matheis, Giovana Ewbank, Rosa Maria Murtinho, Stefanie Brito, Fernanda Souza, Caíque Brito, Carol Castro, Fernanda Freitas, Guilherme Berenguer, Patrícia de Sabrit, além de estrelas do universo musical como Vanessa da Mata, Tulipa Ruiz, Otto, Maria Alcina e a cantora britânica Jesuton.

Seu trabalho com Noivas
Em comemoração à edição de Noivas da Revista Vida & Negócio, Fabinho fala sobre seu lindo trabalho com noivas, famoso por transformar o básico necessário em algo extraordinário, através da personificação da maquiagem para essa ocasião. “O objetivo é construir uma beleza plástica que traga à tona o subjetivo nesse momento tão íntimo e importante da vida de uma mulher”. Segundo ele, a maquiagem tem que reluzir a beleza interior, ser diferenciada, sofisticada, única e natural, nunca artificial, feita com técnicas, truques e tendências atuais que embelezam e realçam a beleza de cada noiva sem desfigurar, modificar ou transformar seu rosto. Fabinho oferece esse serviço personalizado com atendimentos particulares em domicílio, salão de festas ou hotéis. O make up artist também explica sobre o seu processo para definir o look de maquiagem “A importância de compreender o outro é fundamental neste trabalho, além disso, o local da cerimônia, horário, estação do ano, personalidade, estilo e essência (sim, por que não?) da noiva, tom de pele, íris, cabelos, formato de rosto, lábios etc. Tudo isso pode interferir na hora de escolher o tipo de maquiagem a ser usada, os tons, a melhor forma de iluminar, evidenciar os olhos, os lábios, os acessórios cabíveis, os brilhos, as texturas etc”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *